Documentos Prouni 2025 – Prouni (Programa Universidade para todos), desenvolvido pelo Governo Federal, para oferecer bolsas de estudo no ensino superior a estudantes de baixa renda. Para ingresso, inscrição e efetuação de matrícula no Programa, são necessárias apresentações de diversos documentos Prouni 2025 em cada etapa do processo.
- Veja também a Lista de Espera Prouni 2025.
Documentos solicitados pelo Governo Federal para ingresso no Prouni 2025: por quê são exigidos
O processo seletivo para ingresso no Prouni 2025 ocorre semestralmente, em geral, com inscrições liberadas nos meses de janeiro e julho e ocorrem em única etapa, totalmente online, através do site oficial do Programa.
Para ingresso no Prouni 2025, são exigidas, pelo Governo Federal, com o objetivo de identificar o enquadramento dos estudantes inscritos no Programa, a apresentação dos seguintes documentos:
- CPF;
- Senha de inscrição do ENEM 2022.
Conteúdo
Lista de Documentos Prouni 2025
Os candidatos inscritos e aprovados no processo seletivo do Prouni, necessitam, entregar ao coordenar do Programa (escolhido pela Instituição de Ensino optada e responsável por acompanhar o processo), os documentos abaixo descritos (necessitam ser cópias simples, acompanhadas dos originais), para efetuar sua matrícula:
- Documento de Identificação do candidato e dos membros da família;
- Comprovante de Residência;
- Comprovantes de Renda do candidato e dos familiares
Quando necessário, deverão apresentar, ainda:
- Comprovante de deficiência, se for o caso;
- Comprovante de pensão alimentícia;
- Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais ou responsáveis;
- Contrato de aluguel em vigor, se for o caso;
- Passaporte emitido no Brasil;
- Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), se for o caso;
- Documento de Identidade Militar;
- Carteira Nacional de Habilitação, se for o caso;
- Comprovante de bolsa de estudos integral do ensino médio cursado em instituição particular, se for o caso;
- Comprovantes referentes ao ensino médio cursados em escola pública;
- Declaração de IRPF com recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e respectiva notificação de restituição, se tiver sido feita;
- 3 (três) últimos contracheques para membros com renda fixa;
Como comprovar que não tenho renda familiar?
Existem muitas dúvidas em torno da comprovação de renda por conta dos participantes no momento da Inscrição no Prouni 2025. Inicialmente, é calculada a renda familiar total, ou seja, a soma da renda individual de todas as pessoas que moram na mesma residência. Posteriormente, basta dividir o valor resultante da conta acima, pelo total de moradores da casa.
O que determina o acesso a categoria de bolsa (parcial ou integral) é a renda familiar bruta familiar. Ou seja, para obter-se bolsa integral, os candidatos devem apresentar renda familiar bruta, por pessoas, de até um salário mínimo e meio. Por outro lado, para obter-se bolsa parcial, a renda familiar, por pessoa, deve ser de até três salários mínimos.
Os documentos Prouni 2025 exigidos para esta comprovação diferenciam tal qual a atividade exercida pelos candidatos e por cada integrante se seu grupo familiar. A lista completa é definida de acordo ao Coordenador escolhido pela Universidade para acompanhamento do Prouni 2025.
As categorias de atividades variam e abrangem as seguintes situações:
- Empregados Assalariados;
- Trabalhadores Rurais;
- Pensionistas ou pessoas que recebem aposentadoria;
- Trabalhadores autônomos;
- Profissionais Liberais;
- Sócios e/ou Dirigentes de Empresas;
- Rendimentos de aluguel e/ou Arrendamento de bens
Quem pode se Inscrever para o Prouni 2025
Estão aptos a realizar a inscrição Prouni 2025 os candidatos e/ou professores da rede pública (para cursos específicos de licenciatura, normal superior e pedagogia), que se adéquem a alguns pré-requisitos, tal como:
- Ter completado o Ensino Médio na Rede Pública ou Particular com bolsa Integral;
- Ter participado do ENEM 2022 e ter nota significativamente alta, pois, conforme estabelecido pelo MEC – Ministério da Educação, atualmente, é preciso que o candidato obtenha pelo menos 450 pontos na prova de Conhecimentos e não ter “zerado” na Redação.
Vale aqui, destacar, que quanto maior a nota no ENEM 2022, maiores as chances se obter a classificação e aprovação no benefício, além de baixa renda familiar comprovada.