Quem está pensando em começar um curso de nível superior, com certeza já ouviu falar no Prouni e no Sisu. Além de facilitarem o acesso dos participantes às vagas ofertadas, esteses sistemas também democratizaram a distribuição dos cursos disponíveis.
Os programas dispõem de alguns requisitos e o mais importantes deles é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Confira a seguir quem pode se inscrever no Prouni e no Sisu:
O Sisu
O Sisu corresponde ao Sistema de Seleção Unificada e é direcionado para a distribuição de vagas da rede pública nos mais diversos cursos. Após a sua participação no Enem, o estudante deverá aguardar o período de inscrição do sistema para aplicar a sua nota.
Quem quer garantir o ingresso em uma universidade pública deve estar preparado para a grande concorrência do programa. Se você quer ficar preparado para o processo, deve saber que pode utilizar o simular Nota Sisu a fim de estabelecer metas.
Você poderá se inscrever no sistema através da plataforma digital e para assegurar a sua bolsa de estudos, é preciso que a sua nota no Enem supere a nota de corte do Sisu.
Quem pode participar?
Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, o candidato deverá estar de acordo com alguns critérios do programa. São eles:
- Ter realizado a versão mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Não ter zerado a redação do Enem;
- Atingir as pontuações mínimas estabelecidas por cada curso e instituição.
O Prouni
O Prouni corresponde ao Programa Nacional do Ensino Médio e ele é totalmente direcionado ao ingresso dos estudantes para a rede particular de ensino através de bolsas de estudo parciais ou integrais.
As inscrições Prouni podem ser, assim como o Sisu, realizadas duas vezes ao ano: no começo do primeiro semestre e no começo do segundo semestre.
Vale lembrar também que quem não conseguiu ingressar de primeira, pode aguardar por sua vaga na lista de espera. Esta lista tem o intuito de preencher as vagas remanescentes.
Quem pode participar?
Assim como o Sisu, o Programa Universidade Para Todos também irá dispor de alguns requisitos para qualificar seus participantes. São eles:
- Ter cursado o ensino médio na rede pública de ensino;
- Ter cursado o ensino médio na rede particular a condição de bolsista integral;
- Ter renda mensal de até três salários mínimos vigentes;
- Ter participado da última versão do Enem;
- Não zerar a redação do exame.